A Estação Ecológica de Marília é uma unidade de conservação de proteção integral situada no município de Marília
, Estado de São Paulo, que possui área de 607,14 hectares e “tem por objetivo a preservação dos ecossistemas e processos ecológicos, em zona de grande relevância ambiental, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental em contato com a natureza” (Artigo 2º do Decreto nº 56.615, de 28 de dezembro de 2.010).
A vegetação predominante é do tipo Floresta Estacional Semidecidual, em cujo interior situam-se nascentes que compõem o manancial da Bacia Hidrográfica Aguapeí-Peixe.
“Os estudos geográficos do município de Marília apontam que a cidade está em toda sua extensão situada sobre o ramo ocidental da Serra dos Agudos que a atravessa de leste a oeste (englobando inclusive os municípios vizinhos). Os rios então, nascem nestas serras e fluem para dois lados: norte (para o Rio Aguapeí) ou sul (para o Rio do Peixe). A região tem pouca vegetação nativa, há predomínio de campos abertos e vegetação rasteira”.
CLIQUE AQUI para ver uma foto panorâmica da Serra dos Agudos.
Não encontramos informações confiáveis sobre a flora e fauna do ESEC de Marília, mesmo porque a criação dessa Unidade de Conservação é recente o seu Plano de Manejo ainda está em fase de elaboração.
Até 28/12/2010, data da criação da ESEC pelo Decreto nº 56.615, a área foi ocupada por uma Estação Experimental administrada pelo Instituto Florestal do Estado de São Paulo. Essa Estação Experimental lá esteve desde 1.968, quando houve a desapropriação de uma fazenda para sua instalação
Nada consta na página mantida na internet pelo Instituto Florestal.
JUSBRASIL
http://grupo-noticias.jusbrasil.com.br/politica/6387371/marilia-passara-a-ter-estacao-ecologica
ALESP
www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2010/decreto-56615-28.12.2010.html
Região Hidrográfica Aguapeí-Peixe
http://www.comitepcj.sp.gov.br/download/RS/RSESP2007_02AguapeiPeixe.pdf
Wikipedia